• Glasnost

Srs(as) Candidatos(as) o que acham de apresentar seus testes antes de apertarem mãos?

Srs(as) Candidatos(as) a pandemia já acabou, ou entrou em recesso durante a eleição?


Todos viemos momentos tensos nos últimos meses, confinados em casa, empresas fechadas, infinitos cuidados com a higiene, empregos perdidos, escolas fechadas, hospitais lotados, e um irrecuperável número de vidas perdidas, porém, rapidamente tudo mudou, de uma hora para outra, em um estalar de dedos, parece que tudo acabou. Você não acha isso estranho? Se era possível acabar com a pandemia por decreto, porque não o assinaram antes?


Pois é, os candidatos, se digladiavam na opinião pública debatendo se o que mais valia era a vida ou o dinheiro, cada um com suas teorias de como deveria ser feito, se devíamos tomar cloroquina, se as crianças deveriam voltar às aulas, e de quanto seria o auxílio emergencial caso fossem eles que tivessem no poder. O que faltou debater era se o que mais valia era a vida ou o voto? Pois, infelizmente, a política está assim, todo mundo tem solução antes da eleição e depois que vencem as eleições é o verdadeiro muro de lamentações: O antecessor não deixou dinheiro; não sabíamos que a situação era tão grave; precisamos primeiro arrumar a casa; e assim os anos vão se passando e a “casa” sempre sendo arrumada, e nunca pronta para dar respostas às necessidade da população. Uma discurso como candidato, outro como mandatário; um discursos como oposição, outro como situação. E a pandemia? Que pandemia?


Após o candidato a prefeito e atual vice-prefeito de Porto Alegre Gustavo Paim (PP), e sua candidata a vice Carmen Santos (Avante), terem testado positivo para a Covid19, Glasnost encaminhou aos candidatos e candidatas a prefeitura um e-mail com quatro perguntas.

Dos candidatos a prefeito responderam nossas perguntas, João Derly (Republicanos), que foi o primeiro, Júlio Flores (PSTU), Gustavo Paim (Progressistas) e o Prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). A assessoria de Rodrigo Maroni (PROS), acusou o recebimento do e-mail, porém não enviou as respostas, e a equipe de Valter Nagelstein (PSD), entrou em contato solicitando um telefone, que foi enviado, mas também não enviou respostas. Os demais não acusaram o recebimento do e-mail e não enviaram nenhum tipo de contato. Sabemos que todos estão em uma correria, e que muitos não possuem uma assessoria ágil e qualificada, imagino, que a estas alturas, muitas caixas de e-mail de candidatos(as) estão abarrotadas de contatos sem respostas, muitos até nem devem saber qual e-mail estão divulgando em suas redes sociais, e assim, não devemos ser os únicos a ter ficado no ‘limbo’.


Quer saber como nos sentimos com o silêncio dos demais candidatos? Imagine que você está na rua, avista um candidato todo alegre, cercado de apoiadores, câmeras, e você pensa: Vou lá falar com ele. Quando se aproxima, todo sorridente, o cumprimenta e faz uma pergunta, então, o candidato, diante de todos, dá as costa para você. Como você se sentiria?


Mas não é sobre nós que tratamos aqui, é sobre a pandemia causada pelo Covid19, e o intuito de nossas perguntas era saber, em primeiro lugar, se concordavam com as medidas tomadas pelo Prefeito Nelson Marchezan Júnior, e que cuidados os candidatos estão tomando para não serem propagadores do vírus, pois, andam por aí apertando uma mão aqui, outra acolá, abraçando pessoas, tirando selfies, realizando aglomerações, e é um tira e bota de máscara para falar, para tirar foto.

Não somos experts sobre o Covid19, mas sabemos que comportamentos como esses propagam a contaminação, pois, a pessoa infectada, exposta em público, até apresentar sintomas já contaminou uma porção de gente, e pode ainda não apresentar nenhum sintoma, pois os assintomáticos estão infectados e não são percebidos; essa semana mesmo tivemos o caso do jogador Ronaldinho Gaúcho, que foi diagnosticado com o Covid19, e isso só aconteceu porque uma empresa patrocinadora de um evento exigia de todos os participantes fizessem o teste. Quem está testando os candidatos e candidatas à prefeitura para saber se eles não estão assintomáticos e propagando o vírus por aí?


Depois das primeiras perguntas que enviamos para o candidato Gustavo Paim (Progressistas), enviamos outras complementares, perguntando se alguém da equipe também foi infectado e qual o estado de saúde delas; se a campanha deu algum tipo de assistência aos infectados; perguntamos sobre o estado de saúde da candidata a vice Carmen Santos, pois não obtivemos nenhuma notícia sobre ela. Não recebemos respostas para estas perguntas até o momento, inclusive depois da publicação de Paim, chegou até nós a informação que uma candidata a vereadora do Progressistas estava em uma UTI, mas não fomos, pelo menos neste momento, verificar a situação, pois o intuito é mais alertar do que denunciar.


Essa semana, toda a comunidade política de Porto Alegre se entristeceu com a partida do líder comunitário Paulo Jorge Cardoso, vítima de complicações causadas pelo Covid19, a quem também homenageamos pela longa lista de serviços prestados a Porto Alegre, em especial a comunidade da grande cruzeiro. A perda de Paulo Jorge e de tantos outros, ainda não serve de alerta para todos nós?


Os candidatos e candidatas estão correndo o risco de se infectar e de infectarem seus apoiadores, eleitores, e até aquelas pessoas que apenas foram simpáticas aceitando o seu aperto de mão.


Não temos, pelo menos ainda, forças para criar uma “onda”, mas que seria prudente que nesta semana todos os candidatos e candidatas a prefeitura fossem testados, mesmo sem sintomas, como medida preventiva aos eleitores, pois, muito provavelmente, os números de contaminação baixaram, pois não tem sido política dos governos testar a população em massa, e isso faz com que os assintomáticos estejam aí, por toda a parte, contaminando pessoas que, infelizmente não tem a mesma imunidade e resistência que eles.


Então senhores e senhoras candidatos e candidatas, que tal realizarem seus testes para a Covid19 para demonstrar que não estão propagando o vírus?


O TRE ou algum outro órgão competente, poderia desenvolver alguma orientação, pois, de nada adianta, por exemplo, termos que levar caneta para assinar o recibo na hora de votar e os candidatos, e seus apoiadores, estarem por aí, sem nenhum controle e fiscalização, promovendo aglomerações, abraçando pessoas, apertando mãos.


Esperamos, sinceramente, que a campanha eleitoral, e o comportamento descuidados de muitas pessoas, não acabe por desencadear um novo crescimento na contaminação e nas mortes.


Observação:

Buscamos nas páginas de Facebook dos candidatos e candidatas (Escolhemos essa rede pois ela permite fazer download), fotos de suas atividades de campanha no último final de semana 24 e 25 de Outubro de 2020. Selecionamos cinco fotos por candidato tendo sempre um olhar de demonstrar situações de risco, alguns dos candidatos estarão em situações de mais cuidado e outros não. Se não encontrar situações de risco é porque nas fotos publicadas não havia essa situação, o que não significa que os candidatos não a estejam expostos, pois apenas pode ser um cuidado na hora de selecionar fotos que não passem a imagem de irresponsabilidade. O cuidado com a imagem que transmitem, às vezes é bem mais importante que o gesto em si.


Você fará o próprio juízo sobre a postura dos candidatos, não é nossa intenção avaliar condutas, por isso não faremos comentários a respeito.


Não publicamos nenhuma foto dos candidatos Monserrat Martins (PV) e Rodrigo Maroni (PROS), pois não encontramos em suas páginas do Facebook; da candidata Juliana Brizola (PDT) selecionamos fotos de uma caminhada na Restinga no dia 18.10.2020 (fotos compartilhadas do Instagram), pois a mesma, embora tenha realizado atividades de rua neste período, inclusive neste final de semana, não tem tido a rotina de publicar fotos de suas caminhadas no Facebook, optando por vídeos e uma foto ilustrativa apenas; do candidato Júlio Flores (PSTU) publicamos a participação em um ato no dia 15.10.2020 na Praça da Matriz única publicação que encontramos e com menos de cinco fotos.

Posts recentes

Ver tudo
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

© 2020 by Serginho Neglia.

criado com Wix.com