• Glasnost

Será que o Avante elege representante na câmara?

Atualizado: Nov 11

O Avante é um dos partidos que mudou de sigla na recente ‘onda’ de mudanças de 2017. Fundado como Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), uma dissidência do PTB, em 1989, embora seja um partido considerado pequeno, conseguiu cumprir a cláusula de barreira em 2018.


No Rio Grande do Sul nunca teve muita tradição e em Porto Alegre disputou as eleições pela primeira vez em 2008 na coligação que apoiou a primeira candidatura de Manuela D’Ávila a prefeitura de Porto Alegre, quando lançou um único candidato a câmara Alex Josiel Silva da Silva que recebeu 389 votos e a legenda somou 71 votos.


Em 2012 estavam na coligação que apoiou a candidatura de Adão Villaverde (PT) a prefeitura, e não lançou nenhum candidato ao legislativo municipal.


Nas últimas eleições em 2016 o partido apoiou a candidatura de Maurício Dziedricki (PTB) a prefeitura, e lançou sete candidatos a vereador que juntos somaram 1.056 votos, e a legenda recebeu outros 154 votos.


A Professora Carmen Santos, presidente estadual do Avante, representa o partido pela primeira vez em uma chapa majoritária, como candidata a vice de Gustavo Paim (PP)

Este ano o partido vive seu melhor momento político, pois, pela primeira vez, compõe uma chapa majoritária para a disputa das eleições, tendo sua presidente estadual Carmen Santos como candidata a vice na chapa de Gustavo Paim (PP), que após a desistência do apoio do PRTB e do coronel Mário Ikeda que seria o candidato a vice na coligação, optou por manter a candidatura apenas com o apoio do Avante e convidando Carmen para estar a seu lado na disputa pela prefeitura de Porto Alegre.


Para a câmara o partido está lançando 15 candidatos a vereador e espera conquistar, pelo menos uma vaga, já que nas duas eleições anteriores em que lançou candidaturas, as votações alcançadas foram inexpressivas, impossibilitando qualquer condição de eleição.


Analisamos os nomes da chapa proporcional do Avante, é uma chapa de nomes novos, com exceção do Alex da Banca, que não conseguimos confirmar se é candidato, e Luis Fernando Botelho que foi candidato pelo partido nas eleições de 2016, todos os demais concorrem pela primeira vez.


Como nossa forma de pesquisar os nomes se dá pelo cadastro do TRE, em pesquisa na internet, pelas redes sociais, e também pelo contato com lideranças dos partidos, tivemos alguma dificuldade de levantar informações mais precisas sobre os candidatos, pois, embora todos tenham redes sociais, poucos deles possuem alguma informação que descreva mais sobre profissão, formação e atividades desenvolvidas anteriormente, o que pudemos verificar é que a grande maioria é ligada às comunidades da cidade, que é, até o momento, a nominata onde o número de candidatos negros é proporcionalmente maior, a grande parte dos candidatos tem o ensino médio completo, e a maioria declarou outros como profissão.


Conheça os candidatos do Avante: Operador de rádio e televisão e carnavalesco Carlos Brum, Rei Momo de Viamão; líder comunitária Denise Cardoso, ativista dos direitos das crianças; ativista da causa LGBT Gelson Santana, filho do presidente do sindicato dos trabalhadores da construção civil Gerson Santana (Sagu); educador social e conselheiro do OP na área da cultura Jukinha Oliveira; Socióloga Marise Gutierres que há mais de 20 anos atua como voluntária na área proteção animal; o jovem Renan Santos, filho da candidata a vice-prefeita e presidente do Avante Carmen Santos;

Carlos Brum, Denise Cardoso, Gelson Santana, Jukinha Oliveira, Marise Gutierres e Renan Santos, lutam para conquistar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Porto Alegre pelo Avante.

Completam a lista de candidatos do Avante o administrador Maurício Gomes de Moura; Américo Mattos; Anderson Migão; Antônio Augusto de Oliveira; Fernando Botelho; Marcia Candido; Rosane Anacleto Schramm e Stamm Junior.

Rosane Schramm, Anderson Migão, Márcia Candido, Américo Mattos, Fernando Botelho, Stamm Júnior, Antônio Augusto e Maurício Gomes, completam a nominata do Avante

O Fato de lançar apenas 15 candidatos dificulta a tarefa do Avante em conquistar uma cadeira na câmara de vereadores, por exigir que um ou mais candidatos façam uma votação expressiva, ou que todos os candidatos façam uma votação média alta, o que é mais difícil quando se trata de uma nominata de candidatos com pouca estrutura e experiência eleitoral, porém, sempre registramos que o passado tem nos mostrado que em eleição nada é impossível, pois a decisão é do eleitor e quando o povo decide escolher um candidato, ele é capaz de conceder a ele votações impressionantes.

Glasnost seguirá acompanhando as movimentações do AVANTE após a homologação das candidaturas e a campanha eleitoral. Acompanhe, e se gostar, curta, comente e compartilhe!


Lista dos candidatos do AVANTE com os respectivos números conforme registro no TRE

ALEX DA BANCA - ALEXSANDRO FERNANDES - 70321

AMÉRICO MATTOS - LUIS AMÉRICO DE MATTOS RODRIGUES - 70007

ANDERSON MIGÃO - ANDERSON DE PAULA FERREIRA - 70100

ANTONIO AUGUSTO DE OLIVEIRA - ANTONIO AUGUSTO DE OLIVEIRA E SILVA - 70070

CARLOS BRUM - CARLOS ALBERTO AMARO BRUM - 70888

DENISE CARDOSO - DENISE CRISTINA MATTOS CARDOSO - 70666

FERNANDO BOTELHO - LUÍS FERNANDO BOTELHO SOARES - 70111

GELSON SANTANA - GELSON LUIS PEREIRA SANTANA - 70999

JUKINHA OLIVEIRA - JORGE CRISTIANO OLIVEIRA DE OLIVEIRA - 70234

MARCIA CANDIDO - MARCIA LIMA CANDIDO - 70188

MARISE GUTIERRES - MARISE DE OLIVEIRA GOMES - 70470

MAURICIO GOMES DE MOURA - MAURICIO GOMES DE MOURA - 70013

RENAN SANTOS - RENAN SILVA DOS SANTOS - 70123

ROSANE - ROSANE ANACLETO SCHRAMM - 70311

STAMM JUNIOR - JOAO LUIZ CAMPOS STAMM JUNIOR - 70171

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

© 2020 by Serginho Neglia.

criado com Wix.com