• Glasnost

Será o ano do primeiro vereador do Partido Verde?

O Partido Verde nasceu em 1986 no Rio de Janeiro, a partir de movimentos ambientalistas da década de 80. Participaram de sua fundação, figuras do meio artístico e político como Fernando Gabeira, Lúcia Veríssimo, Alfredo Sirkis, Domingos Fernandes, Lucélia Santos, Carlos Minc e John Neschling. Em 1989 Fernando Gabeira foi candidato pelo partido a presidência da república pela primeira vez; o PV teve três outras candidaturas a presidência: em 1998 com Alfredo Sirkis, em 2010 com Marina Silva e em 2014 com Eduardo Jorge; em 2018 Eduardo Jorge (PV) foi candidato a vice de Marina Silva (Rede).


Em Porto Alegre o Partido Verde participou da primeira eleição em 1992 compondo a Frente Popular juntamente com PT, PSB, PPS, e PC que elegeu Tarso Genro (PT) e Raul Pont (PT) à prefeitura. Lançaram cinco candidatos a vereador, entre eles Gert Schinke que era vereador do partido, eleito pelo PT em 1988, havia migrado para o PV, e nesta eleição ficou na suplência.


Em 1996 o partido participou apenas da eleição proporcional lançando um único candidato a vereador, Antônio Carlos Ramos Calheiros que recebeu 2981 votos.


Em 2000 o Partido Verde lança candidatura própria pela primeira vez, com Nélson Vasconcelos (PV) e Walter Oliveira (PV) que ficaram em sexto lugar dentre os 11 candidatos, e apresentou 18 candidatos a vereança que somaram 7.733 votos, mais 3.726 votos na legenda, não alcançando o quociente eleitoral.


Em 2004 o partido disputa a eleição majoritária na coligação “A União que Faz Bem” com as candidaturas de Jair Soares (PP) e Edison Souza (PV) e na eleição proporcional lançam 17 candidatos que juntos somaram 6.628 votos, que somados aos 1.163 votos na legenda não foram suficientes para eleger um representante.


Em 2008 o PV indica Edison Souza como candidato a vice de Luciana Genro (PSOL) na coligação "Sol e verde", e apresentou 24 candidatos a câmara municipal somando 10.454 votos entre os votos nominais e legenda.


Em 2012 o PV volta a Frente Popular em apoio às candidaturas de Adão Villaverde (PT) e Arlindo Bonete (PR) e para a câmara lança 20 candidatos na coligação proporcional com PR e PRTB, que somou 18.334 votos, apenas 2.603 votos a menos que o quociente eleitoral. O PV esteve muito perto de eleger seu primeiro vereador neste ano, pois o Professor Filipe foi o mais votado da coligação com 3.675 votos, mais do que o dobro do segundo colocado, e se a regra atual estivesse valendo, onde os partidos que não alcançam o quociente tem a chance de disputar as sobras, o partido certamente teria conquistado uma vaga.


Nas últimas eleições, em 2016, o PV voltou a disputar a eleição majoritária com a candidatura própria de Marcelo Chiodo (PV) e Eduardo Bochi (PV) e para a câmara com 30 candidatos, porém os 7.540 votos recebidos deixaram o partido distante da conquista de uma vaga a câmara.


Este ano o partido apresenta a candidatura majoritária de Montserrat Martins (PV) e Alda Miller (PV) e 15 candidatos a câmara. Em relação a nominata de 2016 o Partido Verde vem quase 100% renovado com apenas uma candidatura remanescente, a da funcionária pública municipal, Professora Gisele de Cassia Fleck, especialista em pedagogia da arte, graduada em artes cênicas e ciências jurídicas e sociais; o ‘time’ feminino do PV conta ainda com a agente comunitária de saúde Ana Flávia da Silva Castro “Aninha Castro da Comunidade”; a comerciária Indáia Teresinha Fraga “Dáia Fraga”; a líder comunitária da Restinga Marilia de Oliveira Barreto; e a administradora e Protetora dos animais Marlise Maria Birck.

Marlise Birck, Márcio Souza, Dáia Fraga, Aninha Castro, Gisele Fleck e Marília Barreto são esperança do Partido Verde conquistar a primeira cadeira na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Completam a nominata do Partido Verde o presidente estadual do partido Márcio Souza da Silva, graduado em gestão ambiental, pós-graduado em auditoria ambiental e perícia, ex-vereador e secretário municipal de Gravataí; o jornalista Ceslavo Bartochak, comprometido com a causa cultural, ambiental, e a defesa dos animais, filho do radialista Mário Bartochak; o taxista Jorge Domingos da Silva “Jorge do Táxi”; o empreendedor Donato Oliveira, formado em gestão empresarial, carnavalesco desde 1998; o locutor e comentarista de rádio e televisão e radialista Gildo Cabral Lemos; o inspetor de polícia Henrique Jeronimo Arusiewicz “Henrique Polaco”; o Babalorixá Jerônimo da Silva Benck “Jeje Benck”; o músico, artista e produtor cultural Jorge Luiz Vieira Foques, formado relações públicas PUC-RS; o rodoviário Juscelino Vieira Marques, cobrador de ônibus; e o professor de educação física, 1º Tenente RR da Brigada Militar Lauro Barreto dos Santos “Tenente Lauro Santos”.

Gildo Lemos, Donato Oliveira, Juscelino Marques, Jorge Foques, Henrique Polaco, Jeje Benck, Ceslavo Bartochak, Jorge do Táxi e Lauros Santos, completam a nominata do Partido Verde que busca eleger seu primeiro vereador em Porto Alegre.

O Partido Verde nasceu pequeno, restrito a uma ideologia que era muito pouco compreendida pela população, a causa ambiental, embora tenha melhorado muito essa percepção de importância, e o próprio partido tenha ampliado suas bandeiras, permanece ainda com pouca estrutura e com dificuldade de manter uma militância mais ativa, pelo menos aqui em Porto Alegre, o que pode ser percebida pela constante 'troca de mãos' no passar de sua existência. Manter um partido sem estrutura, sem poder, sem cargos para oferecer é um grande desafio. Mesmo assim, em toda a eleição algumas pessoas aceitam o desafio de representar o partido na disputa eleitoral, mesmo que o histórico passado demonstre a dificuldade que é concorrer por um partido que nunca conseguiu eleger um vereador na cidade, e este ano não é diferente, 15 pessoas aceitaram a missão de buscar representação do PV na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e têm pela frente um grande desafio. Impossível não é, mas é difícil!


Lista dos candidatos do Partido Verde com os respectivos números conforme registro no TRE


ANINHA CASTRO DA COMUNIDADE - ANA FLÁVIA DA SILVA CASTRO - 43333

CESLAVO BARTOCHAK - JOSÉ CESLAVO SANTOS BARTOCHAK - 43777

DÁIA FRAGA - INDÁIA TERESINHA FRAGA - 43888

DONATO OLIVEIRA - JOSÉ DONATO FONTES OLIVEIRA JUNIOR - 43666

GILDO LEMOS - GILDO CABRAL LEMOS - 43999

GISELE FLECK - GISELE DE CASSIA FLECK - 43303

HENRIQUE POLACO - HENRIQUE JERONIMO ARUSIEWICZ - 43043

JEJE BENCK - JERÔNIMO DA SILVA BENCK - 43077

JORGE DO TAXI - JORGE DOMINGOS DA SILVA - 43113

JORGE FOQUES - JORGE LUIZ VIEIRA FOQUES - 43016

JUSCELINO MARQUES - JUSCELINO VIEIRA MARQUES - 43233

MARCIO SOUZA - MARCIO SOUZA DA SILVA - 43500

MARILIA BARRETO - MARILIA DE OLIVEIRA BARRETO - 43110

MARLISE BIRCK - MARLISE MARIA BIRCK - 43100

TENENTE LAURO SANTOS - LAURO BARRETO DOS SANTOS - 43190


  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

© 2020 by Serginho Neglia.

criado com Wix.com