• Glasnost

Será a vez dos 'guerreiros' do PSTU?

Atualizado: Nov 11

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) é um partido de esquerda fundado em 1993 a partir da corrente Convergência Socialista do PT e outros grupos de extrema esquerda. Partido socialista, marxista, revolucionário e trotskista, o PSTU é uma espécie de ‘trincheira’ do idealismo político.


Quem em Porto Alegre nunca escutou falar do PSTU e seu mais conhecido representante Júlio Flores?


Júlio Flores disputou todas as eleições em Porto Alegre pelo PSTU desde 1996, essa é sua décima terceira disputa eleitoral, a sétima disputa municipal, são quatro candidaturas a prefeito, três a governador, duas ao senado, uma a deputado estadual e três candidaturas a vereador. Júlio e Vera Guasso sempre foram a cara do PSTU no Rio Grande do Sul. Atualmente apenas Júlio permanece na trincheira e Vera migrou, junto com outros militantes, para o PSOL.

Júlio Flores e Vera Rosane mais uma vez juntos representando o PSTU na chapa Majoritária.

Podemos interpretar de diversas formas a conjuntura vivida pelo PSTU, nós do Glasnost preferimos enxergar pelo viés do idealismo, pois, da mesma forma que reconhecemos figuras como João Dib, Reginaldo Pujol, e outras lideranças das mais diversas vertentes ideológicas, que se mantiveram fiéis a seus ideais mesmo quando a ‘maré’ não soprava para seu lado, é preciso reconhecer o papel exercido pelo PSTU, por Júlio Flores e seus companheiros como a Vera Rosane, que disputa esse ano a quarta eleição como sua candidata a vice. Em um tempo que os políticos trocam de partido, e de lado, com a mesma facilidade que trocam de camisa, com o único objetivo de alcançar ou se manter no poder, não temos como deixar de respeitar militantes que se mantêm fiéis a suas crenças mesmo quando seus objetivos eleitorais são bastante dificultados.


Porto Alegre nunca elegeu um vereador do PSTU, e o partido também nunca elegeu um deputado pelo partido no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre disputaram a primeira eleição em 1996 com a candidatura de Júlio Flores e Paulo Barela a prefeitura e seis candidatos a vereador, Almerindo Cunha de Souza, Roselena Leal Colombo, Carlos Henrique de Almeida, Elcy Marques Alberdanha, Maria Luiza de Castro Smielewski e Vera Guasso a mais votada do partido.


Em 2000 Júlio Flores foi novamente candidato a prefeito e Joel Soares a vice, e o partido lançou duas candidatas a vereadora Vera Guasso e Joana Galarza D’Ávila.


Em 2004 a candidata a prefeitura foi Vera Guasso tendo Carlos de Almeida como vice, e o partido lançou cinco candidatos a vereador Júlio Flores que foi o mais votado do partido com 5.610 votos e Paulo Barela, André Ângelo Behle, David Landau Rubbo e Altemir Paulo Cozer.


Em 2008 o PSTU lança novamente Vera Guasso (PSTU), tendo Humberto Carvalho (PCB) como candidato a vice, e para a câmara Júlio Flores e Myrela Leitão Barros.


Em 2012 o partido lança o presidente do Sindicaixa Érico Corrêa e Maria Resplande Batista a prefeitura Vera Guasso, Júlio Flores, Matheus Pereira Gomes, André Behle, Thiago de Mattos, David Rubbo, Katielle de Oliveira Felix, João Augusto Gomes e Myrela Leitão Barros.


Em 2016 é a vez de Júlio Flores novamente representar o partido na chapa majoritária, tendo Vera Rosane (PSTU) como candidata a vice. Para a câmara o partido lançou Karina Rodrigues Barbosa, Luís Afonso Martins, Denior Jose Machado, Marco Aurélio Vanzin, Margareth Rose Rodriguez e José Guilherme Boninsegna da Nóbrega.


Este ano o PSTU repete a chapa com Júlio Flores e Vera Rosane para a prefeitura, e para o parlamento porto-alegrense oferece as candidaturas do carteiro João Augusto de Moraes Gomes, diretor licenciado do Sindicato dos Trabalhadores de Correios e ativista das causas trabalhistas; e a estudante de Ciências Sociais da UFRGS, mulher trans Nikaya Vidor.

João Augusto e Nikaya Vidor tem a missão de conquistar a primeira cadeira do PSTU na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Glasnost sabe que a tarefa do PSTU, de João Augusto e Nikaya Vidor é hercúlea para conquistar, apenas com a votação dos dois e a legenda do partido, uma vaga na câmara de vereadores, a primeira na história do PSTU. Porém, esse site nasceu para falar de política com respeito e seriedade, não é um espaço para reprodução de fake news ou instrumento de manipulação de organização política, é um espaço onde a política 'bem jogada’ tem consideração. As estatísticas nos fazem parecer que a tarefa deles é impossível, porém, política não é feita só de estatísticas, a vontade do povo é soberana sobre os números.


Aguardaremos para ver se a vontade do povo.


Glasnost seguirá acompanhando as movimentações do PSTU durante a campanha eleitoral. Acompanhe, e se gostar, curta, comente e compartilhe!


Lista dos candidatos do PSTU com os respectivos números conforme registro no TRE

JOÃO AUGUSTO - JOÃO AUGUSTO DE MORAES GOMES - 16161

NIKAYA VIDOR - NIKAYA MARTINS VIDOR MOURA - 16123

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

© 2020 by Serginho Neglia.

criado com Wix.com