• Glasnost

Senador Luiz Carlos Heinze foi decisivo para Progressistas ter candidatura própria

O senador Luiz Carlos Heinze foi decisivo na definição da candidatura de Gustavo Paim a prefeitura de Porto Alegre.

Na convenção virtual do Progressistas, realizada no dia 12/09/2020, Luiz Carlos Heinze foi o porta-voz dos apelos para que Gustavo Paim mantivesse sua candidatura a prefeito de Porto Alegre. Foto: Luis Vicente Aquino/DivulgaçãoPP

Hoje senador, o engenheiro agrônomo e produtor rural, natural de Candelária, Luiz Carlos Heinze, era pouco conhecido em Porto Alegre, pois, embora, após cumprir um mandato como prefeito de São Borja (1993-1996), tenha sido eleito cinco vezes deputado federal, sempre entre os mais votados, em Porto Alegre seus votos ficavam em torno de dois por cento de sua votação total; em 1998 obteve apenas 852 votos dentre os seus 63.606; em 2002 foram 1.955 dentre 132.395 votos; em 2006 recebeu 2.501 votos do total de 205.734; em 2010 sua melhor votação em Porto Alegre, 3.694 votos de 180.403; e em 2014 Heinze foi o candidato a deputado federal mais votado do estado com 162.462 votos, 3.565 em Porto Alegre.


Em 2018 Heinze pleiteou a candidatura do PP ao governo do estado, assim como Gustavo Paim a candidatura do PP a prefeitura de Porto Alegre esse ano, em 2018 uma articulação nacional do PP com PSDB para a indicação de Ana Amélia Lemos como candidata a vice de Geraldo Alckmin ‘implodiram’ a candidatura de Heinze ao governo, embora tenha resistido, foi convencido após muito esforço das lideranças progressistas do estado, na convenção declarou: “Foi uma decisão difícil, me dói muito abandonar a candidatura ao governo. Infelizmente as coisas não são como a gente quer”. A imprensa repercutiu a resistência de Heinze: “Antes de aceitar a indicação Heinze relutou em deixar a pré-candidatura ao governo gaúcho. Deputado federal em quinto mandato, ele acertou sua candidatura ao Senado somente na manhã do sábado, após mais de seis horas de uma reunião que passou pela madrugada”, publicou o Estadão.

Em 2018 Luiz Carlos Heinze, a revelia do partido, apostou na candidatura de Jair Bolsonaro, e na onda onda bolsonarista foi o candidato a senador mais votado do Rio Grande do Sul.

Heinze aceitou ser candidato ao senado no lugar de Ana Amélia Lemos que desistiu de concorrer a reeleição para ser vice de Alckmin, as pesquisas apontavam que suas chances de vitória eram poucas, e o colocavam em quarto lugar, porém, Heinze apostou na candidatura de Jair Bolsonaro a revelia do partido, em Porto Alegre, sua banquinha no Largo Glênio Peres toda decorada com fotos de Bolsonaro, passou a ser uma das mais procuradas, chegando a ter filas às vezes, pois ao mesmo tempo em que os eleitores buscavam material de divulgação de Bolsonaro, levavam consigo o de Heinze. Assim, embarcando na onda que levou Bolsonaro ao poder, Heinze foi o candidato a senador mais votado do estado, em Porto Alegre obteve 221.772 votos, superando nomes como José Fogaça, ex-prefeito da cidade, e Beto Albuquerque ambos com forte base eleitoral na capital.


Agora, fortalecido pelo lugar que ocupa no cenário gaúcho e nacional, Heinze atuou para evitar que a candidatura de Gustavo Paim a prefeitura tivesse o mesmo destino que a sua ao governo em 2018, até porque está de olho nas eleições de 2022 quando pretende concorrer ao governo do estado, e em um movimento semelhante, passou a madrugada de sexta-feira para sábado, fazendo o inverso do que fizeram consigo, convencendo Paim a manter sua candidatura a Prefeitura de Porto Alegre. Assim, a convenção do Progressistas do dia 12 ao invés de anunciar o apoio a outro candidato, como esperavam alguns, ela trouxe de volta a candidatura própria de Gustavo Paim.


Luiz Carlos Heinze concorreu sete vezes em sua vida, vencendo todas as eleições que disputou, e provou estar certo no movimento que fez em 2018. Será que ele acertou desta vez incentivando o Progressistas a ter candidatura própria em Porto Alegre?


  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

© 2020 by Serginho Neglia.

criado com Wix.com