• Glasnost

PTB trabalha para confirmar a maior bancada na câmara

Atualizado: Ago 21

O PTB é uma das siglas mais tradicionais do país, foi fundada por Getúlio Vargas em 1945 para ser a ‘voz dos trabalhadores’. Pelo antigo PTB passaram, além de Getúlio Vargas, figuras lendárias da política como Alberto Pasqualini, João Goulart e Leonel Brizola. Proibido de existir durante o ditadura militar, Leonel Brizola tentou recuperar a sigla em 1981 após a anistia, porém, em uma manobra de Golbery do Couto e Silva, a sigla foi parar na mão de Ivete Vargas, sobrinha neta de Getúlio Vargas. Isso levou Brizola a criar o PDT e levar para ele as principais lideranças vivas do antigo PTB. Não podendo contar com a liderança de Brizola, o PTB levou um tempo para ganhar protagonismo no Rio Grande do Sul.


Em 1982 não lançou candidatos; em 1985 lançou Jorge Krieger de Melo a prefeitura, que alcançou apenas 1,34% dos votos; em 1988 lançou nominata para vereador coligado na Aliança Democrática Popular (PDS-PFL-PTB) que concorreu com Guilherme Socias Villela a Prefeitura. O PTB lançou nove candidatos nesta coligação e o mais votado foi Rubens Paulo de Souza com 436 votos.


As coisas começam a mudar para o PTB após o ingresso de Sérgio Zambiasi, radialista popular, então Deputado Estadual mais votado da história do Rio Grande do Sul, no final de 1988. Os resultados do ingresso de Zambiasi em Porto Alegre puderam ser sentidos em 1992 quando o PTB lançou Valdir Fraga, egresso do PDT, à prefeitura de Porto Alegre, 99 candidatos a vereador, e obteve sua maior votação na legenda com 12.569 votos, elegendo seus primeiros cinco vereadores: Divo do Canto que obteve a quinta maior votação com 7.361 e Eliseu Santos, que se elegeram deputados estaduais em 1994, e Luiz Braz, Luiz Alberto Negrinho e Jocelin Azambuja.


De 1992 para cá o PTB foi mantendo uma certa regularidade na eleição das bancadas, oscilando entre 6 vereadores, eleitos em 2000, seu melhor desempenho, quando lançaram Sônia Santos vice de Collares, e quatro, que foi a última bancada eleita pelo partido em 2016.

Da atual bancada do PTB, quatro vereadores concorrem a reeleição: Paulo Brum, Professor Wambert, Luciano Marcantônio e Hamilton Sossmeier

Atualmente o PTB tem a maior bancada da Câmara de Vereadores de Porto Alegre composta por Cássio Trogildo, Dr Humberto Goulart e Paulo Brum, eleitos em 2016, Luciano Marcantônio que assumiu a titularidade após a eleição de Elizandro Sabino deputado estadual em 2018, Hamilton Sossmeier que migrou do PSC e Professor Wambert que migrou do PROS. Cássio Trogildo e Dr. Humberto Goulart não disputarão reeleição.


O PTB recebeu recentemente a filiação de José Fortunati, que pretendem lançar candidato a prefeito, e trabalha para lançar 54 candidatos a vereador. A tradição do PTB é de apresentar nominatas equilibradas, onde um grande número de candidatos faz uma votação média, e este ano, nomes tradicionais da política, atuais, ex-vereadores e suplentes, formam a nominata com novos nomes da política.


Fomos buscar alguns nomes que o PTB pretende apresentar nas próximas eleições para apresentar aos nossos leitores.

Marília Fidel, Rafão Oliveira, Filipi Tisbierek, Cirilo Faé, Elói Guimarães e Mário Manfro, suplentes da bancada do PTB reforçam a nominata do partido.

Entre Titulares e suplentes das eleições passadas o PTB lançará 13 candidatos que juntos fizeram 29.215 votos

Débora Garcia e Tanise Sabino contam, além de suas próprias histórias, com o apoio da tradição familiar.

O PTB aposta também nas mulheres, e pretende lançar 40% de sua nominata com candidatas femininas, entre elas familiares de políticos, como a Psicóloga Tanise Sabino, esposa do candidato mais votado do partido em 2016, Elizandro Sabino, eleito deputado estadual em 2018, e a professora Débora Garcia, filha do ex-vereador Professor Garcia. A nominata feminina conta ainda com a ativista dos direitos dos animais, idealizadora do projeto “Preciso de Lar”, assessora da secretária Regina Becker, Cintia Rockenbach; com Gabriela Soares militante da causa da inclusão de pessoas com autismo; a gestora de relações internacionais da PMPA Luciana Peters; e a cirurgiã dentista Larissa Magnus Klassmann, entre outras.

Cintia Rockenbach, Gabriela Soares, Luciana Peters e Larissa Magnus Klassmann, são algumas das mulheres do PTB que estreiam nas eleições deste ano.
Luiz Braz que compôs a primeira bancada eleita pelo PTB em 1992, retorna ao partido e, juntamente com Jorge Bagesteiro e Giovane Byl, migraram de outras siglas para reforçar o PTB.

O PTB conta ainda com candidatos que migraram de outros partidos, além dos vereadores Hamilton Sossmeier (ex-PSC) e Professor Wambert (ex-Pros), também compõem a nominata os suplentes de vereador Luiz Braz (ex-PMDB que retorna ao PTB) Giovane Byl (Ex-solidariedade) Jorge Bagesteiro "piu piu" (Ex-PPS).



Amparado na experiência de doia mandatos em Viamão e na popularidade do pai, Gugu Streit Junior espera conquistar uma vaga na câmara da capital.

A PTB traz ainda a candidatura de Gugu Streit Júnior, filho do comunicador da Farroupilha Gugu Streit. O Jovem cumpriu dois mandatos pelo PTB em Viamão, eleito em 2012 e reeleito em 2016; em abril deste ano renunciou o mandato em Viamão, e transferiu seu domicílio eleitoral para Porto Alegre para concorrer a uma vaga na capital. Gugu, Guguzinho ou Silvio Roberto Streit Júnior, pretende repetir em Porto Alegre o sucesso eleitoral que teve em sua terra natal, e para isso conta com o apoio e a popularidade do pai.


Mesmo que não saibamos como irão se comportar os eleitores este ano, dada a peculiaridade do momento que vivemos, e como os candidatos conseguirão chegar até eles, uma vez que nem todos possuem familiaridade com as novas formas de comunicação e relacionamento, pode-se crer na potencialidade da nominata que o PTB apresenta, pois, há bastante tempo o partido vem apostando em ter um grande número de nomes, e oportuniza, através da participação nos governos (PTB participa dos governos municipais desde 2004 quando elegeu Eliseu Santos vice de Fogaça), a possibilidade de ocupação de espaços públicos que auxiliam na projeção e fortalecimento de seus quadros partidários. Hoje, pode-se afirmar que o PTB tem um quadro de filiados com experiência na administração pública e no legislativo.


Na nominata petebista encontram-se ainda Duda Calvin vocalista da banda Tequila Baby; o árbitro de futebol Fabrício Neves; o médico ortopedista Rubens Millman, que concorreu em 2016; o presidente do sindicato rural de Porto Alegre, Cleber Vieira, que representa um público que costuma ter bom desempenho eleitoral; ex-conselheiro tutelar e gestor do CRIP Extremo Sul, Elton fraga; professor Leandro Benini ligado ao segmento de vigilância privada; Evaristo Righetto, conhecido como “gaúcho solidário” que concorreu a deputado estadual em 2018; Alex Barboza da Boon Barber Club; Pingo Vilar, liderança da zona sul da cidade que já concorreu a vereador em 2008 e 2012 ficando na suplência da bancada do PTB chegando a assumir a titularidade em 2010; o servidor do Banrisul Sandro Alex Santos, e o ex-Rei Momo de Porto Alegre e Conselheiro Tutelar Maurício Melo.


Pingo Vilar, Elton fraga, Rubens Millman,Duda Calvin, Fabrício Neves, Evaristo Righetto, Alex Barboza, Maurício Melo, Leandro Benini e Cleber Vieira, reforçam a nominata do PTB.

O resultado das urnas é imprevisível, ainda mais em um momento como estes onde tudo é possível, porém, pode se dizer que o PTB “vem que vem com tudo” nesta eleição, e pode, pela primeira vez em sua história, eleger a maior bancada da câmara de vereadores de Porto Alegre, chances que crescerão muito se a candidatura do José Fortunati ‘vingar’.


Observação: Registramos que todos estes nomes foram levantados através contatos com os partidos, em pesquisas nas redes sociais e com lideranças políticas, extra-oficialmente. Os nomes definitivos e confirmados só serão conhecidos após as convenções partidárias e a homologação pelo TRE. Alguns pré-candidatos poderão declinar de suas candidaturas e outras poderão surgir até findado o processo de registro. A nossa intenção é antecipar um pouco do cenário político com a preparação dos partidos para as eleições de novembro.


  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

© 2020 by Serginho Neglia.

criado com Wix.com