• Glasnost

O Incrível Endrigo Valadão!

Aqueles que acompanham política há bastante tempo vão lembrar de um tempo que propaganda política era tudo igual, os santinhos pareciam feitos todos no mesmo lugar, e às vezes eram mesmo, pois no passado não haviam muitas gráficas, a maioria era tipografia, e variar na arte era muito mais difícil e caro.


Alguns de vocês devem saber de onde se origina o nome “santinho” para denominar a forma mais comum e popular de propaganda eleitoral impressa, aquela onde consta o nome, a foto e o número do candidato com alguma de suas propostas no verso, e os que não sabem devem imaginar. Sim! Eles vem da nossa tradição católica, daqueles santinhos que a igreja costuma distribuir, onde tem a imagem do santo, seu nome, origem, e sua oração, pois era uma forma de popularizar o santo, por isso, é muito comum ainda hoje encontramos um desses santinhos na carteira das pessoas. Quem nunca viu um São Jorge, Nossa Senhora, e o famoso Santo Expedito por aí?


Assim, com as eleições, surgiram os santinhos de políticos, claro que com uma diferença, para os santos nós fazemos uma promessas em troca de uma graça, nas eleições são os políticos que nos fazem as promessas em troca de nosso voto. No fundo não deixa de ser uma troca, o santo nem sempre responde nosso pedido, e o político quase nunca cumpre sua promessa.


A medida que a tecnologia foi evoluindo, e o eleitor se tornando mais exigente, a propaganda eleitoral também foi se modernizando, e os santinhos de uma cor, depois, de duas cores, passaram, em alguns casos, a serem obras gráficas de grande qualidade, muito embora alguns partidos ainda explorem pouco as possibilidades e façam o material padrão. A gente costuma saber quando o material do candidato é parte do kit doado pelo partido, por terem a mesma identidade visual, modificando apenas o dados do candidato.

Quando olhamos os santinhos do passado, os da história mais ressente do período pós ditadura, e os de agora, podemos notar a diferença.

Algumas pessoas podem até não compreender, mas ter uma boa foto de campanha e um material de qualidade é um gesto de respeito com o eleitor. É como ir no aniversário de alguém, ou em algumas das tantas atividades sociais que fazem parte das relações humanas, procuramos nos 'arrumar' um pouco como forma de 'consideração'. A eleição é um dos pontos autos da democracia, é um momento de grande importância, por isso, fazer uma boa campanha, isso não quer dizer rica, mas caprichosa, é o mínimo que esperamos de alguém que quer nos representar.


Muitas pessoas trabalham para fazer da eleição esse grande 'espetáculo' que é, desde o militante/cabo eleitoral, até as equipes de marketing e publicidade que constroem as narrativas dos candidatos; o número de pessoas envolvidas em uma campanha majoritária, por exemplo, é imenso.


Hoje, como forma de homenagear essas pessoas que estão 'por trás' das campanhas que que vemos, Glasnost apresenta para vocês o publicitário Endrigo Valadão. Natural de Camaquã, tem 32 anos, filho do seu Darci e da dona Elizabete, irmão da Betina e do Bruno, casado com Pablo, formado em publicidade e propaganda na UFRGS, já foi diretor de arte nas agências Boss, Duecom, Mixmidia e Escala, e diretor de criação na Propale*com; também trabalhou como diagramador/capista na Editora Life, como assessor de comunicação do deputado Catarina Paladini (PSB/RS) e como designer na UCS - Unidade de Comunicação Social do DMAE - Departamento de Água e Esgotos de Porto Alegre.

Queríamos mostrar o Endrigo para vocês, para além da sua arte, queríamos mostrar o próprio Endrigo, porém, ao buscar fotos em suas redes sociais encontramos essas aí, tiradas no mesmo dia, no mesmo local e praticamente quase ao mesmo tempo, porém, como podem ver, o Endrigo é capaz de transformar o comum em diferente, e quando colocamos uma foto ao lado da outra, está aí o resultado, a multiforme capacidade criativa desta figura incrível.

O primeiro contato que tivemos com o material produzido por Endrigo foi nos boletins do deputado Catarina Paladini, em 2011. Jovem, em primeiro mandato, Catarina apresentava um designer diferente dos demais deputados em seus boletins de divulgação do mandato e nos materiais gráficos do gabinete. Quem frequentava os corredores do parlamento gaúcho, mesmo sem conhecimento técnico, podia perceber a diferença do material, que se destacava, exposto junto com os demais nas mesas próximas às entradas das salas de comissões e de reuniões. Na época nos interessamos em saber quem era o autor desse material. Em 2013 quando pensamos em criar esse site, foi a ele que procuramos para criar nossa logo, e o resultado está aí até hoje.


Mas foi na campanha eleitoral de 2016 que o brilhantismo de Endrigo 'saltou aos olhos'. Contratado pelo PSB de Porto Alegre para elaborar o material dos candidatos do partido, Endrigo deixou todos maravilhados, em primeiro lugar, por não ter feito como é comum, criar uma identidade visual única e apenas trocar a fotos e os dados. A partir de um questionário elaborado com cada candidato, Endrigo criou uma identidade visual própria para cada uma das candidaturas, todas com incrível qualidade, difícil de escolher a melhor. O material criado por ele, em tempo recorde, fez grande diferença, pois deu um toque todo especial às campanhas do partido.


CAMPANHA 2016

Abaixo algumas das campanhas criadas por Endrigo em 2016

ATENÇÃO: As campanhas acima são de 2016, e NÃO estão valendo para este ano.


Em 2020, o PSB propõem a Endrigo o mesmo desafio, e quando se espera que ele já não possa mais surpreender, ele, novamente apresenta um material de alta qualidade. Endrigo trata com capricho o material de todos os candidatos, seja ele alguém com mandato, dirigente, ou o mais humilde dos postulantes, todos, sem exceção, tem dele o empenho em produzir algo que realmente faça a campanha do candidato ficar mais alegre e melhor apresentada.


Só quem é, ou já foi candidato, sabe a motivação que dá ter um material gráfico de qualidade para apresentar aos seus eleitores. Endrigo explora as cores e suas combinações como poucos, o material que produz valoriza a campanha e o eleitor.


CAMPANHA 2020

Abaixo algumas das campanhas criadas por Endrigo este ano

ATENÇÃO: As campanhas acima são de 2020, e ESTÃO VALENDO para este ano.


Fica aqui registrada a nossa homenagem a esse profissional, e a todos os demais como ele, que não são visto pelos eleitores, pois estão nos bastidores das campanhas eleitorais, porém, sem os quais, nada seria como é. Endrigo Valadão com o seu trabalho, seu talento, sua criatividade, e capricho, fazem as eleições, por vezes cinza, muito mais colorida.


Se você, assim como nós, curte um material de campanha legal como os que o Endrigo faz, segue abaixo mais um aperitivo de sua criação, e para quem gosta mais ainda pode conferir o portfólio dele no endereço www.behance.net/endrigovaladao e você vai descobrir porque muitos o consideram o melhor, ou um dos melhores, profissionais da área. Endrigo Valadão é incrível!!!!

Atenção: Os materiais postados acima são de outras cidades e de diversas eleições, nem todos servem de referência para essa eleição.


  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

© 2020 by Serginho Neglia.

criado com Wix.com