• Glasnost

João Derly: "Não faria o que o atual prefeito fez no enfrentamento à pandemia"

Atualizado: Nov 9

Após o candidato a prefeito e atual vice-prefeito de Porto Alegre Gustavo Paim (PP), e sua candidata a vice Carmen Santos (Avante), terem testado positivo para a Covid19, Glasnost encaminhou aos candidatos e candidatas a prefeitura um e-mail com quatro perguntas que reproduzimos abaixo:


O Prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Júnior publicou no último mês uma série de decretos flexibilizando as atividades comerciais, esportivas, a ocupação dos espaços públicos, e também encaminhou o retorno às aulas. 

Já é possível ver a cidade voltando a ‘normalidade’ inclusive com seus costumeiros congestionamentos, e também muitas pessoas abandonando o uso da máscara e os cuidados preventivos, o que não é recomendado pelos especialistas.


A própria campanha começa a tomar as ruas e é possível ver cabos eleitorais pela cidade, fazendo a distribuição de material de propaganda, alguns inclusive sem máscara.


Alguns países da Europa já vivem uma “segunda onda”, e enquanto não for descoberta uma vacina, esse risco é extensivo a todos os países do mundo, inclusive o Brasil, ainda mais se houver um afrouxamento dos cuidados.

  1. Diante do caso do candidato do Progressistas e vice-prefeito de Porto Alegre Gustavo Paim(PP) e sua vice Carmen Santos (Avante), quais os cuidados que você, como candidato está tomando para não se contaminar e contaminar as pessoas que estão em suas equipes de campanha?

  2. Quais os cuidados que estão tomando para que os cabos eleitorais de sua campanha não sejam propagadores do vírus? (Caso tenha algum material de orientação direcionado aos apoiadores, ou alguma normativa de campanha com a finalidade de orientar sobre os procedimentos adequados de campanha em época de pandemia e quiser compartilhar, teríamos muito gosto em divulgar) 

  3. Se Prefeito fosse, o que faria?

  4. Concorda com as medidas de flexibilização tomadas recentemente pelo Prefeito Nelson Marchezan Júnior? Caso não concorde quais medidas diferentes tomaria (Justifique)?

Glasnost estipulou a seguinte combinação com os candidatos:


Estamos enviando as mesmas perguntas a todos os candidatos e candidatas exceto ao próprio Prefeito, uma vez que estando no cargo, e sendo públicos os seus atos, só cabe ao mesmo responder as perguntas 1 e 2.

As respostas serão publicadas a partir da próxima semana que inicia em 19/10/2020 no site www.glasnost.com.br. No site são encontradas as informações sobre a origem do mesmo, sua finalidade e seu responsável.

As respostas serão publicadas em postagens individuais à medida que forem sendo recebidas.

Aguardaremos respostas até o dia 23/10/2020, após essa data interpretaremos que o candidato optou por não responder as perguntas. 


A primeira resposta que recebemos é a do candidato do Republicanos João Derly e segue abaixo na íntegra:


Prezado Serginho, bom dia.


Nossa campanha tem tomado todas as medidas de proteção e sanitárias. Somos um equipe bastante reduzida. Me acompanham nas agendas duas ou três pessoas a cada agenda. A segurança e o respeito à vida de cada pessoa, pra gente, é base fundamental de nosso dia a dia.


Não temos cabos eleitorais. Temos alguns apoiadores e eles são orientados a terem todos os cuidados para preservar sua saúde e a saúde dos outros.


Não faria o que o atual prefeito fez no enfrentamento à pandemia. Não vi critérios claros para a tomada de decisões. Vi decisões monocráticas e algumas imprudentes, como a não fiscalização do uso de máscaras nas ruas porque, segundo o Secretário de Saúde, não havia comprovação da eficácia do uso de máscaras caseiras. O prefeito jamais apresentou os dados que supostamente embasavam suas decisões. Então, nessa perspectiva, certamente faria diferente. 


Espero ter respondido ao amigo.

Abraço

João Derly


Foto: Redes Sociais

Agradecemos a pronta resposta e o gesto de consideração do candidato João Derly e, a medida que as demais respostas forem chegando iremos compartilhar com os nossos leitores.


Após findada a publicação de todas as respostas que recebermos faremos um comentário com nossas impressões a respeito das mesmas.

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

© 2020 by Serginho Neglia.

criado com Wix.com