• Serginho Neglia

Em algum lugar do passado

Atualizado: Ago 14


Durante mais de 20 anos exerci a profissão de Repórter Fotográfico, e pude registrar muitos momentos importantes. Como recordar é viver, estarei compartilhando algumas imagens guardadas de algum lugar do passado.


Escolhi este momento para ser o primeiro, pois, me parece bastante significativo do momento político em que vivemos, e representativo da dinâmica política.


Estas imagens são de uma reunião das direções dos partidos de oposição aos Governos de Antônio Brito (PMDB) no Rio Grande do Sul, e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) no Brasil, realizada no dia 09 de Abril de 1997 na sede do Diretório Estadual do PDT.

Reunião dos Partidos de oposição aos Governos Brito e FHC (PDT – PSB – PT – PCdoB – PPS) – Sede do Diretório Estadual do PDT – 09 de Abril de 1997

Pude identificar algumas das pessoas presentes:


Lauro Hagemann – É o primeiro ao centro que aparece falando. Na época o grande Lauro era vereador de Porto Alegre pelo PPS. Lauro Hagemann, entre muitas funções relevantes que exerceu, foi Deputado e Vereador, apresentou o Repórter Esso gaúcho por 14 anos, entre 1950 e 1964, e foi a voz da Campanha da Legalidade, liderada por Leonel Brizola em 1961, que garantiu a posse do Presidente João Goulart. Morreu no dia 11 de maio de 2015, aos 84 anos. O “velho Lauro” deixou saudades!


Jussara Cony – A esquerda de Lauro Hagemann, bem a frente. Na época Jussara Cony era Deputada Estadual pelo PCdoB. Atualmente Jussara não ocupa cargo público após cumprir o mandato de vereadora de Porto Alegre, pelo PCdoB. Em 1996 Jussara Cony concorreu a Vice-prefeita com Vieira da Cunha, campanha que fotografei, e quando puder conhecer melhor essa mulher guerreira e admirável.


Adalberto Frasson – Ao lado de Jussara Cony. Era Presidente do PCdoB na época, atualmente preside o PCdoB de Porto Alegre.


Beto Albuquerque – Era Deputado Estadual pelo PSB na época. Atualmente Beto Albuquerque é vice-presidente do PSB Nacional, encerrou o quarto mandato de Deputado Federal em Janeiro de 2015. Foi candidato a Vice-Presidente da República em 2014 e a senador em 2018 ficando em terceiro lugar. Tive a honra de trabalhar com Beto Albuquerque em duas oportunidades. Quando Secretário de Infraestrutura do Governo Tarso e depois no mandato de Deputado Federal.


Milton Zuanazzi – Na época era membro da Executiva Estadual do PDT. Atualmente vive em Florianópolis e trabalha na área de Turismo. Trabalhei com Milton Zuanazzi quando foi Secretário de Turismo do Governo de Olívio Dutra.


Fúlvio Petraco – Na época presidente do PSB. Fúlvio Petraco, fundador do PSB, morreu em 24 de Dezembro de 2012.


Carlos Alberto Tejera De Ré – Membro da Executiva do PDT na época, “Minhoca”, como era conhecido, morreu em 11 de Maio de 2011. Um Amigo querido que deixou muita saudade, tive a honra de trabalhar com ele quando foi Presidente da FGTAS durante o Governo Collares.


David Stival – Era membro da direção do PT na época. Atualmente é professor na Universidade La Salle.


João Affonso da Câmara Canto – Membro da Executiva do PDT na época, atualmente é advogado do PDT e membro do Diretório Estadual.


Ciro Simoni – Deputado Estadual do PDT na época. Atualmente assumiu a presidência do PDT estadual e é Diretor Médico do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.


Luis Carlos Vergara – Era Presidente do PDT de Porto Alegre na época. Vergara faleceu em 1º de março de 2018.

Isaac Ainhorn – Vereador do PDT em Porto Alegre na época. Isaac morreu em 14 de Novembro de 2006 quando era Secretário de Planejamento da Prefeitura de Porto Alegre. Foi de Isaac a autoria do projeto que foi uma das maiores conquistas do meu tempo de Movimento Estudantil, a Passagem Escolar Unificada.


Dilma Rousseff – Na época era membro da executiva estadual do PDT. Foi eleita Presidenta do Brasil em 2010 e reeleita em 2014, pelo PT, partido para onde migrou em 2001. Em 2016 sofreu processo de Impeachment e foi afastada da presidência antes de concluir o segundo mandato. Atualmente não ocupa nenhuma função pública, após uma tentativa frustrada de se eleger senadora por Minas Gerais em 2018.


Pedro Ruas – Na época vereador do PDT em Porto Alegre e membro da executiva estadual do partido. Atualmente é coordenador da bancada do PSOL na Assembleia Legislativa, após alcançar a 12ª maior votação entre os candidatos a Deputado Estadual no RS, em 2018, e não conquistar uma vaga por causa do quociente eleitoral. Vivi com Pedro Ruas grandes momentos, e pude fazer parte de sua  equipe quando Vereador de Porto Alegre e também quando foi Secretário de Obras do Governo de Olívio Dutra.


Lícia Peres – Membro da Executiva do PDT na época, a Socióloga Lícia Peres faleceu no dia 16 de Março de 2017 aos 77 anos.


José Fernandes – Na época era membro da Executiva do PDT. Professor da Universidade de Santa Maria, proprietário da empresa Pensant, foi condenado no processo da Operação Rodin, e hoje vive em Porto Alegre afastado da política.


Olívio Dutra – Na época era Presidente do PT, foi eleito governador em 1998 com o apoio destes partidos. Atualmente não ocupa nenhuma função pública. É um dos políticos que mais respeito.


Sereno Chaise – Era o Presidente do PDT do Rio Grande do Sul na época. Sereno Chaise faleceu em 1º de Junho de 2017 aos 89 anos. Fui o fotógrafo oficial da Campanha de Sereno Chaise ao Governo do Estado em 1994, e pude conviver com esse grande político do RS.

Reunião dos Partidos de oposição aos Governos Brito e FHC (PDT – PSB – PT – PCdoB – PPS) – Sede do Diretório Estadual do PDT – 09 de Abril de 1997

Essa postagem foi publicada originalmente em agosto de 2016 e atualizada agora. Infelizmente, sete das pessoas que estão nestas fotos já faleceram.



6 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

© 2020 by Serginho Neglia.

criado com Wix.com