© 2020 by Serginho Neglia.

criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Instagram Icon
  • Serginho Neglia

Brasileiro que vota não foge à luta!

Esse é o título da campanha do TSE incentivando o voto aos 16 Anos. Essa semana fui com minha filha caçula, Renata, fazer o seu Título Eleitoral, ela irá completar 16 anos no dia 30 de julho, e confesso que foi um momento emocionante, pois, como líder estudantil, na década de 80, lutei por essa conquista e, para mim, é uma felicidade saber que minhas três filhas, que sempre me acompanharam nos meus votos, quando eram crianças, este ano irão as urnas exercer o seu direito, conquistado com muita luta, por uma geração de jovens que cresceu em um período em que nosso país vivia sob a regência de uma ditadura militar, e na qual não nos era concedido o direito a opinião, a não ser que a mesma fosse de apoio ao regime.

Mandam no teu destino. Mas ele é teu, meu irmão. 

Ergue teus braços finos e acaba com a exploração.

Faz tua revolução!  

O voto é tua única arma. Põe teu voto na mão. 

*O VOTO E O PÃO (Alceu Collares)

Renata poderá exercer seu direito este ano e desejo que ela tenha sabedoria e coragem para escolher a quem confiar seu voto. Espero também que àquele que receber o voto, saiba honrá-lo. Votar é importante, pois só adquirimos a experiência necessária, para acertar, ou errar menos, exercitando, desde cedo.

Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles gostam.

Platão

Esta semana foi a vez do TRE/RS e a Assembleia Legislativa lançarem uma campanha de incentivo ao voto aos 16 anos intitulada “16 anos: Uma idade inesquecível”. No lançamento o depoimento do jovemBruno Cipele, chamou a atenção. Ele completou 16 anos no dia e foi até o local acompanhado da avó Sarita Pargendler, que trabalhou 23 anos no TRE.— Desde cedo acho importante participar das escolhas do país. Sou de uma geração que cresceu vendo corrupção. A gente tem a motivação de tentar mudar o que está errado— explicou Bruno. Conforme publicou O ClicRBS.


Depoimentos como o de Bruno, mostram um dos motivos pelo descrédito na política, a Corrupção, porem, o seu depoimento aponta para uma das formas de modificar essa realidade: Participar. Jovens como a minha Renatinha, o Bruno e tantos outros, que mesmo diante de um quadro desmotivador, preferem participar e não se omitir, nos faz crer, que em um tempo, não muito distante, a democracia possa ser exercida como uma celebração de uma sociedade cidadã, comprometida com os interesses de todos e não com os interesses egoístas de indivíduos e grupos.


E você? Vai completar 16 anos até o dia 07 de outubro de 2012? Já fez seu título?  

Faça como a Renata! Vá até um Cartório Eleitoral e faça valer a sua opinião!

A democracia... é uma constituição agradável, anárquica e variada, distribuidora de igualdade indiferentemente a iguais e a desiguais.

Platão


Texto originalmente publicado no Blogue Testemunha Ocular em 11.04.2012

1 visualização