• Serginho Neglia

BBB um retrato do Brasil – Brasileiro preza coerência


Seguindo nas reflexões sobre minhas observações do Big Brother Brasil nos últimos 20 anos, uma das coisas que o público que assiste o BBB não admite, é incoerência. Como no programa os participantes são vigiados por câmeras 24 horas por dia, tudo o que fazem ou dizem é registrado, e com certa frequência são pegos em contradição, o que é usado impiedosamente por quem não simpatiza com eles. Existem pessoas aqui fora que passam fazendo memes com as contradições, pois, como sempre dizem, tudo que acontece na casa ganha uma super dimensão, e como sabemos, tudo que falamos poderá ser usado contra nós.

Quando penso nisso imagino que, no fundo, o que as pessoas desejam no seu íntimo, é que a vida fosse como na série “Black Mirror”, e cada um tivessem um chip que registrasse tudo que fazem, e quando houvessem dúvidas, todo mundo poderia assistir o que aconteceu, assim estaríamos livres das fofocas, dos ‘traíras’, do ‘falar pelas costas’, dos ‘golpes’, das 'traições'; nos livraríamos dos falsos amigos, dos cônjuges que traem, dos estelionatários, dos golpistas em geral.

Mas será que nós sobreviveríamos a uma situação destas sem também cometermos nossos erros? Será que se estivéssemos no BBB não seríamos pegos falando algo uma hora, e depois outra? Isso pode acontecer inconscientemente, pois muitas pessoas sequer lembram o que falaram dias atrás, e quando bebem, sequer controlam o que falam, que dirá lembrar o que disseram. Porém no BBB esses erros são imperdoáveis e com frequência são motivo para despertar a ira das pessoas.

Isso explica, muito provavelmente, o ódio de algumas pessoas ao PT, pois durante muito tempo imaginaram estarem elegendo os políticos mais honestos do planeta, e quando os escândalos de corrupção vieram a tona, o povo se sentiu traído e direcionou seu ódio contra quem acreditavam. Isso acontece, com frequência na política, hoje já vemos muitos arrependidos em ter votado no Bolsonaro, mas acontece com casais que se separam, com amizades que se desfazem, e no BBB isso acontece o tempo todo.

Nas polêmicas envolvendo questões de machismo trouxeram popularidade para Marcela
Nos comentários considerados racistas em relação a Babu Marcela perdeu popularidade

Nesta edição tivemos vários momentos assim, o mais recente envolve a participante Marcela, que chegou a ser uma das favoritas por sua postura no caso envolvendo o comportamento machista de alguns participantes, porém, após seu relacionamento com o Daniel ela passou a fazer comentários, principalmente sobre Babu, que revoltaram os espectadores, e ela que tinha ganho milhões de seguidores no Instagram, hoje os perde aos milhares diariamente.

O BBB, por ser um programa de longa duração, testa a integridade de seus participantes o tempo todo, e dos espectadores então, nem se fala, pois, com certa frequência, troca de preferido diversas vezes durante o programa, e mesmo que não goste da incoerência, acaba sendo incoerente, aceitando comportamentos de seus preferidos, que não aceitam dos outros, e mais uma vez a vida real se apresenta, onde aceitamos os erros dos ‘nossos’ e condenamos os dos ‘outros’, mas isso é pauta para outra postagem.



© 2020 by Serginho Neglia.

criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Instagram Icon